segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vencendo as tempestades



As agitações de fora nunca devem ser maiores do que nossa paz interior.“Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?” (Mc 4:41).

A beleza do Evangelho está no fato de não escondermos suas dificuldades. Mostra-nos as perseguições, as falhas e as lutas que os gigantes de Deus tiveram e não deixaram de ser gigantes pelo fato de tê-las passado.

Deus ao convidar-nos a segui-lo falou de renúncia, de cruz, de deixar tudo. Seu próprio Filho trilhou o caminho de sacrifício, tendo sido fiel até à morte, “e morte de cruz”. Nada oculto. Tudo às claras. Nós, como seguidores do Nazareno, precisamos aprender a pragmatizar nossa fé, torná-la viva, com poder de ação.

Nem sempre sucesso é símbolo de bênçãos; bem-estar não significa que tudo está bem, mas que nós estamos bem – apesar de tudo!

Em meio às tempestades, muitas bênçãos podem estar em processo, sendo preparadas e entregues por Deus às nossas vidas. Uma das maiores descobertas dos discípulos se deu em meio a uma tempestade. Os Evangelhos narram com clareza a experiência. O mar revolto, as circunstâncias tenebrosas abalaram os sentimentos dos discípulos. Eles falaram de morte... de medo... de abandono. 

No entanto, em meio ao vendaval e desespero, o Mestre dormia. A tempestade, por si mesma, é assustadora, mas o dormir do Mestre assusta-nos ainda mais! Qual era o segredo de Jesus? Não importa o que acontece ao meu redor, o importante é aquilo que tenho dentro de mim.

A tempestade ruge, o vento sopra, mas não varre do nosso coração a paz que Cristo dá! A tempestade passa. A agitação se vai. 

As circunstâncias mudam. O mar se acalma. A voz portentosa do Senhor da Natureza tem mais força do que os efeitos sobre ela mesma!

“Acalma-te”. Tudo se fez bonança. “Quem é Este?” — foi a pergunta dos discípulos. Você O conhece? Ele pode vencer suas tempestades e trazer paz para a sua vida.

Pr. Aguiar Valvassoura

domingo, 29 de maio de 2011

Semear para o Espírito


Anualmente, nos dias de carnaval, milhares de pessoas motivadas por cobiça carnal se entregam desenfreadamente aos prazeres na busca de satisfação imediata de seus instintos ou na quebra de todos os limites. Usam suas vidas de forma egoísta e imediatista: o que importa é o aqui e o agora. Este tipo de comportamento reflete a falta de conhecimento do Deus Santo que nos criou.

Ao longo dos séculos o nosso inimigo espiritual se ocupa em enganar. Ele é hábil em distorcer a Palavra de Deus ou ocultar a sua totalidade do seu conteúdo. Por exemplo:“Todas as coisas são lícitas...” Segundo essas palavras, uma pessoa pode pensar:“Então, posso fazer o que quiser.” Ocorre que o texto completo é:“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam, todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas!”. O contexto imediato da primeira afirmação muda todo o seu sentido.

O maior perigo é quando uma mentira aparece misturada com algum conteúdo de verdade. Esta tem sido uma estratégia do adversário para enganar e destruir.

Quantas pessoas entram para o submundo das drogas ou do crime pensando em lucrar alguma coisa, mas, lhes são omitidas a dor, o sofrimento, as lágrimas e o pesadelo que acompanham uma vida no pecado.

A incompreensão da vontade de Deus leva o homem ao vazio, à frustração e à tristeza. Toda pessoa busca um sentido maior para viver, algo que realmente a preencha e a faça feliz.

Este algo é na verdade... um Alguém, uma pessoa, que é o nosso Criador, o nosso Deus. Quando uma pessoa se entrega a si mesma na busca dos prazeres, do benefício próprio ou da vaidade, ela perde a direção correta.

Torna-se um fanático, não sabe mais o que precisa, perdeu a direção. Jesus afirmou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.” Jo 14:6 

A busca por Deus de todo o coração e pelos valores espirituais conforme a Bíblia ensina produzem a verdadeira realização que tanto buscamos. O mais importante da vida é conhecermos a Deus e vivermos em comunhão com Ele. O maior prazer que alguém pode ter é adorá-Lo. Ele é Eterno, Santo e Perfeito. Sua grandeza é insondável. À medida que você conhecê-Lo melhor, ficará cada vez mais surpreso com a beleza de Sua santidade, Sua justiça, Seu amor, Sua bondade e Sua misericórdia. Hoje é tempo de semear... não para a carne e colher a morte, mas semear para o Espírito e colher vida eterna e abundante.




Pr. André Ribeiro

sábado, 28 de maio de 2011

O deserto de Deus


Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, pra te provar, para saber o que estava em teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos A Bíblia que é o livro perfeito. Ela torna esses geográficos, essas situações climáticas e até um deserto para nos ensinar muitas lições. Sempre digo que o deserto na Bíblia é um campo de prova de Deus. Sempre que Deus usou alguém de forma específica, ele o colocou em um deserto. Elias foi assim, e partido para outro extremo da Bíblia, com Jesus foi assim também.

Mas além deles há um homem que passou um terço de sua vida no deserto, este homem foi Moisés. Ele passou 40 anos no palácio, 40 anos na lida, no trabalho e 40 anos no deserto. É esse deserto de Moisés que eu chamo de o deserto de Deus e é o que vamos tratar.

Talvez, você como eu, nunca viveu em um deserto, mas eu já experimentei fases desérticas em minha vida em um ambiente bastante confortável, em uma sala com ar-condicionado, com uma casa com o conforto que a vida nos dá, mas mesmo com toda essa situação, cercado com toda segurança, literalmente eu sabia que estava passando naquele momento por um deserto.

O deserto é um campo de provas de Deus para nossa vida. Deus falou com Moisés: por esse motivo eu te coloquei no deserto 40 anos. Todas as vezes que entramos em um deserto, devemos tentar descobrir o que Deus está querendo dizer, nos ensinar.

O deserto pode vir de forma bastante variada, talvez a escassez dos recursos materiais, a ausência da saúde, a rebelião de um filho, a lista seria longa, mas eu gosto de tentar descobrir o motivo. Qual seria o motivo?

O propósito do deserto na vida de Moisés era trabalhar no seu caráter. É assim no nosso caso também.

Veja o que ele quer nos ensinar quando nos leva ao deserto :

- para te humilhar: preparar-nos para sair do palácio, da nossa zona de conforto.

- para te provar: É por amor, para que a escória saia, para que a sujeira venha à tona e para que as impurezas sejam retiradas e o ouro provado tornar-se aprovado.

- para saber o que estava no coração: Na provação eu revelo quem eu sou por dentro.

- para saber se guardaria ou não os meus mandamentos: Deus deseja preparar-nos para obediência plena. 


Pastor Aguiar Valvassoura

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A direção certa


Um pequeno desvio na rota pode levar a pessoa a não encontrar o destino desejado.

Cada ser humano quer encontrar o que é melhor. Ninguém quer errar. Mas, porquê muitos se perdem ao longo da vida? Por escolhas erradas, pelo engano do pecado e do inimigo. Qual é, e como se restabelecer de volta à direção certa?

Jesus é o único caminho. Fomos criados e nascemos para a glória de Deus. Voltar para Deus é a resposta e Jesus é aquele que dá ao homem a direção correta. Jesus ilustrou esta verdade na parábola do filho pródigo – quando um jovem preferiu sair da casa do pai e viver à margem da vontade do pai. Decepcionou-se completamente e voltou arrependido à casa do pai.

O problema do homem é sua insistência em fazer caminhos independentes dos olhos do Senhor. A distância do nosso Criador e Senhor leva a pessoa à infelicidade, angústia, tristeza e por fim à morte. É impossível alguém ter a verdadeira paz fora da pessoa de Cristo. Como voltar ao caminho certo e encontrarmos com Deus?

Somente quando a pessoa torna-se consciente de seu afastamento da rota é que busca o caminho certo ou expressa um pedido de socorro. Reconhecer o fato de que sem Deus estamos perdidos e que sozinhos não temos condições de sermos salvos. Um coração quebrantado leva a pessoa a mudar o seu pensamento e buscar o auxílio que vem do alto.

Se pudéssemos ser salvos por nossos esforços, certamente Jesus não precisaria ter vindo e morrido na cruz para nos salvar. O homem não tem em si mesmo a solução para corrigir seus caminhos tortos. Só pela graça de Deus é que podemos ser salvos.

A Palavra de Deus é a bússola. Por seu amor Deus nos fala com insistência em sua Palavra. A Bíblia é o livro inspirado por Deus e o Espírito Santo, que inspirou os profetas  e através dela continua a revelar o caminho que devemos seguir. Assim não basta simplesmente conhecer a verdade exposta na Palavra de Deus, mas precisamos obedecê-la. Isto significa depositar confiança naquilo que Deus falou e cultivarmos a simplicidade da fé, como de uma criança, no Pai celestial.

A direção certa nos levará a encontrar o amor do nosso criador ou nos fará voltar ao primeiro amor que nos reconcilia com Ele. A direção certa sempre nos levará à pessoa de Jesus Cristo.

Pr. André Ribeiro

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Deus trabalha

Essa expressão pode ser óbvia demais, mas sempre é necessário lembrarmos dela principalmente quando enfrentamos lutas. Em meio a uma doença, uma crise financeira, uma depressão, uma traição, quando não vemos saída, quando nossos lábios não aguentam mais clamar e nossas lágrimas estão secas, nossos olhos se voltam a Deus. Sabemos que Ele se levanta e trabalha a nosso favor e por nossas causas. Mas o melhor é que o Senhor utiliza essas circunstâncias para realizar os seus planos em nossas vidas. Ele faz com que algumas situações durante o sofrimento se transformem em possibilidades de crescimento para nós. É nesse momento que Deus espera que nós também trabalhemos por essa situação. E como pode-mos fazer isso?


Orar: O Senhor espera que nos voltemos a ele para fazermos as nossas petições. Ele quer ouvir a nossa voz e ter comunhão conosco. Ao mantermos uma relação de intimidade com Deus há crescimento espiritual, passamos a ter uma visão correta do Senhor e, o melhor, é que passamos a ter esperança.



Aprender: buscar orientação na Palavra. Há exemplos de homens que lutaram e venceram.


Esperar e obedecer: O maior mistério do Senhor é a sua forma de agir. Quando temos comunhão sabemos esperar o tempo de Deus e também agimos segundo os seus planos. Não há revolta, tampouco murmuração. Fazemos a nossa parte – se estamos desempregados, mandamos currículos – porque temos confiança de que o Senhor fará a Ele.

O homem usado por Deus tem confiança na ação do Senhor, mas não fica paralisado pela dor ou pelo problema, ele faz a sua parte. Deus trabalha por nossos sonhos, mas nós também temos que renová-los e confiar nas Suas promessas. Nos agarramos à Cruz e a Graça do Senhor em tempos de lutas porque sabemos que a vitória virá!

Isso porque para Deus não há um Dia de Trabalho porque ele trabalha todos os dias por nós!



Pastor Aguiar

terça-feira, 24 de maio de 2011

Espere no Senhor e não se decepcionarás

"Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR."

Salmos 27:14



Poucas mas muito sérias serão as palavras aqui expressas. Por isso, peço humildemente que compreendam o ponto de vista, internalizem e pratiquem (em nome de Jesus, por favor!! AMEM!). Existem muitos filhos de Deus sofrendo por convivência, isso mesmo, não sabem conviver com as pessoas, pois esperam muito delas.



A esposa espera que o marido adivinhe o que ela está sentindo. O marido espera que a esposa cuide de todos os detalhes. A namorada espera que o namorado ligue. O amigo espera que a amiga venha a sua festa. A prima espera que tudo ocorra super bem nas férias de verão. O namorado espera que a namorada não se atrase. O filho espera que a mãe não lhe cobre. O pai espera que o filho seja melhor do que ele na área que o pai acredita ser melhor. A aluna espera mais confiança do professor. O membro da igreja espera atenção do pastor. A amiga espera que a melhor amiga esteja sempre disponível. O estudante confia em seu término da faculdade. Enfim as pessoas esperam sempre muito das coisas e esquecem que existe um vazio dentro de nós que só Deus preenche...




Só Deus trata cada um individualmente, só Deus tem um plano todo arquitetado em você, só Deus conhece o seu coração e só Deus vai aceitar a sua imaturidade.

Ele é o único capaz de suprir as suas necessidades, tente não coloca-las sobre ninguém (como dizia meu ex chefinho, quem tenta é o capeta a gente consegue! rs) ... então, consiga!!! Não coloque suas expectativas em cima de ninguém a não ser Deus!!...dê o seu máximo, ore, e verdadeiramente espere NO SENHOR...

"Ponham a sua esperança no SENHOR e obedeçam aos seus mandamentos. Ele lhes dará a honra de possuírem a Terra Prometida, e vocês verão os maus serem destruídos." Salmos 37:34




O amor de Deus é tão grande que Ele pensa em você a todo instante e a prova disso é que Ele, mesmo entendendo suas inseguranças e medos...quer vê-lo "crescidinho emocionalmente"... como um pai que deixa seu filho andar pela primeira vez na bicicleta sem segurá-la...

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino." 1 Corintíos 13:11 

Esta passagem gente, é um convite ao amadurecimento...as coisas devem mudar...e eu como filha de Deus vejo nisto, de ESPERAR EM DEUS, um problema... porque muitas vezes depositamos tanto a nossa expectativa em cima de uma pessoa que nos decepcionamos muito com ela. E por causa dessa super valorização (geralmente de pessoas) como os amigos, familiares, colegas de trabalho, irmãos da igreja e companheiros, abrimos brecha para o inimigo gerar primeiramente insegurança diante dessas pessoas...em seguida, raiva, amargura, desmotivação, tristeza, falta de paciência...e então quando vemos pessoas mudam de igreja, param de falar com os familiares, ignoram um amigo, brigam com o companheiro...tudo isso porque no fundo no fundo eles simplesmente não atenderam a nossa expectativa...e quando nos damos conta, não queremos nem perdoá-los...MISERICÓRDIA IRMÃO!!

Não dê espaço a decepção para com os outros! Espere verdadeiramente no Senhor...
Convido você a fazer, em voz alta, a seguinte oração: "Senhor Jesus, ensina meu coração a não esperar muito das pessoas...daí-me sabedoria para conviver com as pessoas a minha volta Esperando SOMENTE no SENHOR... Cura-me de qualquer carência que possa estar alojada em minha mente...e ENCHE-me com o Teu Espírito Santo do AMOR...para que eu possa te sentir todos os dias...fortalece-me durante este processo de crescimento...em Teu nome AMÉM!"




"Mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam." ISAÍAS 40:31

Renata Alvim

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tomando decisões

Cada pessoa depara-se com decisões de consequencias imediatas e de longo prazo. Para o cristão, decisões inteligentes podem ser feitas na certeza de que Deus a dirige em todos os passos, pois ele procura fazer a sua vontade orando, estudando a Bíblia e escutando o Espírito Santo, o Conselheiro.


"Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse." João 14:26

Ainda que a Bíblia ofereça conselhos precisos sobre muitos assuntos de nossa vida diária, parecem silenciar em outros.
Seja qual for o caso, você pode beneficiar-se dos princípios oferecidos por Paulo aos cristãos coríntios do século I que enfrentaram o dilema moral de comer carne sacrificada aos ídolos:

- A ação considerada vai levar um companheiro cristão a pecar por seu exemplo?( 1 Co8:13)


- Esta ação vai conceder força e encorajamento para sua própria vida? ( 1 Co 6:12;10:23)



- A ação vai realmente glorificar a Deus? ( 1 Co 10:31)

Essas mesmas questões são adequadas para as considerações que você faz ao orar em cada decisão que precisa tomar. E continuem firmes em Jesus!





Mariana

sábado, 21 de maio de 2011

Hoje é dia de Festa (Aniversário Aureliano Vale)

Feliz aniversário

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejamos a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
 Esse são os votos de todos que compõem o GP Paredões!

Derrubando Barreiras [Liberdade]

Hoje eu quero falar sobre como o Amor do meu mestre, aquele amor único, Ágape imensurável, incomparável, transforma pessoas e Liberta da escravidão e dos vícios. Por isso retirei esse texto da minha Bíblia que ajuda a dar uma idéia de como esse sentimento incrível age nas nossas vidas.


    Ângela parecia que tinha acabado de sair das páginas da revista Desfile. Ela nunca ia a lugar nenhum sem a maquiagem e o visual em perfeito etado. Quando subiu os degraus da capela pela primeira vez, porém, ela parecia fora do lugar. Derrubando Barreiras [Liberdade]




"Oi, gente", disse ela a um grupo de moradores de rua. "Estou aqui como voluntária para o trabalho social da igreja". Ela ouviu risos enquanto entrava na capela.





     Gradualmente, à medida que os meses se passavam, enquanto trabalhava várias horas semanalmente na capela, Ângela começou a fazer parte daquele lugar. Ela separava e organizava a roupa, planejava programas para as crianças que apareciam depois da escola e levava os idosos para passear. 

Ela fez a DIFERENÇA!

    No final de suas visitas, Ângela passava alguns minutos sozinha na capela. Lá havia uma faixa pendurada que retratava uma parede em pedaços com as seguintes palavras: 


"Derrubando Paredes" Aqui na capela ricos e pobres, jovens e velhos, negros e brancos se tornam amigos. 

O amor de Jesus Cristo e a Liberdade que Ele oferece derrubou as barreiras que normalmente existem entre as pessoas.  Ela olhava para sua roupa - normalmente uma camiseta confortável, jeans e sapatos bem usados. Ela lembrava barreiras que existiam quando ela veio pela primeira vez para aquela igreja com sua roupa chique. Parece que eu também encontrei a Liberdade, ela pensou, Liberdade para ver o que é mais importante.





Deus quer libertar as pessoas de qualquer coisa que as impeça de servir-lhe de coração.

Lembre-se sempre disso! e leia sobre liberdade em Isaías 52.1-10.



PRA PENSAR . . .
  • Como a história de Ângela se parece com a história de Jerusalém neste texto?
  • Que coisas impedem você de experimentar a liberdade de que Isaías fala neste texto?

QUE TAL . . .
  • Escrever as coisas na sua vida que podem impedi-lo de seguir a Cristo e então pedir a Deus para libertar você desses obstáculos;
  • Repartir seu tempo, talento ou dinheiro com uma organização que ajuda necessitados. Planejar uma atividade em que você poderia servir como voluntário ou organize uma oferta ou levantamento de fundos.

Para informações adicionais, Veja . . .
  • Salmos 118.5-17
  • João 8.31-36
  • Romanos 6.15-23

Mattas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Convicção gera frutos

Você sabe que antes estava morto?Você tem consciência da sua conversão? Ela foi visível aos olhos dos outros?Você possui a convicção cristã? Ou tudo ainda bate aquela dúvida?

Fui no CONGRESSO LOUCOS POR JESUS 2010 e lá, um pastor comenta que muitos ficam em cima do muro...sabemos que devemos ser QUENTES OU FRIOS, o morno é vômitavel ao Senhor(Apocalipse 3:16)...e isso pode-se traduzir a expressão "em cima do muro", ou seja, aquele que fica cheio dos meios termos bíblicos o Senhor prefere expelir para fora, né! ^

Mas e aqueles que aparentemente já não estão mais em cima do muro?? São aceitos?

Muitos dizem que tomaram suas decisões que agora são crentes...ou muitos nasceram em lar cristão e sabem desde cedo o que é a verdade... mas não tem aquela certeeeeza na bíblia...o Espírito Santo ainda não lhes deu a confirmação, mas eles estão ali sem saber se algo realmente aconteceu quando elas aceitaram a Jesus... Por isso, que nesta mesma pregação, o pastor constatou que aqueles que aceitam ao apelo e vão lá na frente são pessoas que tomaram uma decisão, não necessariamente se converteram. A conversão é um processo e o inimigo tenta mesmo fazer com que ela não aconteça...porque é ela que vai fazer seus olhos brilharem para todos ao seu redor...trazendo mais e mais pessoas para o reino!

Então...essas pessoas teoricamente sairam de cima do muro, mas ficaram ainda penduradas nele...sem conseguir se soltar de verdade.



É preciso orar muito por essas pessoas...e tentar entender porque são assim...devemos ensinar o que aprendemos na bíblia a elas e enfim, ter paciência...

"E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola:
Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram;


E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade;


E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram;


E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

Lucas 8:4-8


Vamos nos ater ao último versículo da passagem... "E outra caiu em boa terra, e, nascida,produziu fruto, a cento por um."

Jesus não quer religiosidade...essas pessoas as quais ainda não cairam a ficha do sacrificio de Cristo são apenas fermento nas igrejas...são como os fariseus...


A bíblia usa o termo "bebe espiritual" para se referir a alguns crentes...imaturidade espiritual é uma coisa, hipocrisia é outra bem diferente...se você é um bebe espiritual, não se preocupe! Tem muito o que aprender e Jesus se alegra com isso, mas POR FAVOR quando for orar, ore de verdade...quando for ler a bíblia peça entendimento do Espírito e conviva em amor com todos!!


Não admita uma plantação de suas mãos pequena...exija colher muito! Plante para o Senhor...e seja um pescador de homens junto com Jesus...ore pela sua convicção! Ore por isso...pois só assim, você poderá realizar o verdadeiro IDE de Cristo...

Versículo para reflexão:

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." João 15:16 

Inicie agora mesmo sua semeadura evangelista para o Reino!
Não deixe que as pessoas com quem você conviveu vão para o inferno de graça...dê a elas a chance...

Faça a sua parte e dissemine o amor que Jesus depositou em VOCÊ!!!! 

E que o seu fruto permaneça em nome de Jesus amém!!

Ao falar da parábola das semente, não poderia deixar de compartilhar esse vídeo com vocês:




Clame pela convicção do Senhor em sua vida, pois ela fará a diferença em toda a sua vida!

Não fique pendurado!!!



Renata Alvim