Jesus ensinou de forma singular. Apesar de não ter escrito nenhum livro, seus ensinos estão bem gravados através dos séculos. Ele ensinou por parábolas, por discursos, mas principalmente com sua vida e exemplo. Jamais alguém falou como ele.
O que torna os ensinos de Cristo tão importantes?
Ensinou aos corações. A profundidade do ensino de Jesus é que ele conseguiu falar aos corações e não somente ao intelecto. Há muito conhecimento entre os homens, contudo, a parte espiritual do homem sem Deus está morta e inativa. Os ensinos de Cristo eram direcionados ao coração humano e capazes de fazê-lo reviver, de dar vida espiritual.
Ensinou sobre o pecado. O pecado é com certeza o maior problema do ser humano. Toda espécie de mal tem se multiplicado na sociedade pelo pecado, sendo o pior deles a morte. Jesus rejeitou com insistência o pecado que é a causa do nosso problema espiritual e não somente tentou tratar dos efeitos.
Ensinou com amor. O amor foi central na obra que realizou. Ensinou-nos a amar aos inimigos e perdoar aos que nos ofendem. Aquele que ama torna-se conhecido não somente pelo que faz, mas pela forma que faz. O amor fluia de seu coração de modo espontâneo porque faz parte de sua natureza. Ninguém nos amou mais do que ele.
A maior prova do seu amor e dedicação por nós foi o preço que ele pagou sofrendo e morrendo por nós na cruz. Nela ele tomou sobre si o terrível preço dos nossos pecados, mesmo sem nunca haver cometido pecado. Ele se fez pecado por nós e deu sua vida em nosso lugar. Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. Ele entregou-se voluntariamente para cobrir as nossas iniquidades de forma completa.
Chamou-nos ao arrependimento, que é uma completa mudança de atitude com relação ao pecado, implica reconhecimento do pecado, confissão, tristeza e abandono dos mesmos. A salvação só é possível quando nos arrependemos e cremos em Cristo.
Então acontece um verdadeiro aprendizado na mente e no coração.
Pastor André
Nenhum comentário:
Postar um comentário